O metaverso tem sido um tema cada vez mais presente na mídia e na sociedade. Trata-se de uma espécie de mundo virtual, em que é possível criar, experimentar e compartilhar novos conteúdos e experiências. Mas, como está o cenário do rádio no metaverso? É por isso que neste texto vou tratar o Rádio e Metaverso, uma experiência ainda em branco.
Conteúdos de rádio no Metaverso
A CBN de Florianópolis já experimentou a produção de podcasts no metaverso. O resultado foi interessante, pois permitiu a criação de novos conteúdos e a interação com o público de maneira diferente. No entanto, ainda é uma realidade incipiente no Brasil.
A rede I Heart Radio nos Estados Unidos tem investido em pockets shows com a experiência do uso do óculos virtual. Assim, os ouvintes têm a sensação de estar assistindo ao show ao vivo, diretamente do palco. Embora seja uma proposta inovadora, a realidade do rádio brasileiro ainda é muito incipiente para a experimentação no metaverso. Algumas emissoras apostaram em encontro de ouvintes por uma comunidade virtual do Metaverso e outras, podcasts.
Desafios da Implementação no Brasil
A falta de tecnologia e ferramentas, além dos custos elevados, são desafios para a implementação do metaverso no rádio brasileiro. Além disso, a audiência ainda não está preparada para consumir conteúdos nesse universo, principalmente devido ao alto custo de um óculos virtual, que pode chegar a custar de 3 a 5 mil reais no Brasil.
Conclusão
Em suma, apesar de algumas emissoras terem experimentado o metaverso, a realidade do rádio brasileiro ainda é muito incipiente para a experimentação nesse universo. A falta de tecnologia e ferramentas, além dos elevados custos, e a audiência ainda não preparada para consumir conteúdos no metaverso, são desafios a serem superados. Portanto, não é o momento de se preocupar com o metaverso no rádio brasileiro, talvez, um projeto apenas para grandes redes para um momento de aprendizagem e observação.
Cristiano Stuani
Veja mais:
Inteligência artificial em curso para profissionais do rádio
Meta Verso no Brasil: como as empresas podem começar