As décadas de 1980 e 1990 foram um período marcante para a música no rádio brasileiro. Nessa época, surgiram novos estilos musicais, como o pop e o rock nacional, e diversos artistas se destacaram. Além disso, vários programas de rádio e radialistas se tornaram ícones da época, criando uma conexão emocional com seus ouvintes.
Artistas das rádios dos anos 80 a 90
Bem como, entre os artistas mais tocados nas rádios dos anos 80 e 90, estavam nomes como Legião Urbana, Titãs e Barão Vermelho. Ainda no ranking, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Blitz, Lulu Santos, Rita Lee, Marina Lima, Biquini Cavadão, Engenheiros do Hawaii, Lobão, Cazuza e Renato Russo. Artistas internacionais também fizeram sucesso, como Michael Jackson, Madonna, Prince, U2, Guns N’ Roses, Bon Jovi e Queen.
Programas das rádios dos anos 80 a 90
Por outro lado, os programas de rádio e seus apresentadores foram fundamentais para o sucesso da música no rádio nos anos 80 e 90. Entre os mais populares, estavam o Som Pop, apresentado por Kid Vinil, que tocava música pop e rock nacional, o Bola da Vez, apresentado por Jô Soares, que tocava música e contava com a participação de grandes artistas do cenário musical brasileiro, e o Rock Brasil, apresentado por Kátia Pires, que tocava rock nacional e contava com entrevistas e performances ao vivo de artistas convidados.
Radialistas famosos das rádios dos anos 80 a 90
Do mesmo modo, os radialistas também foram responsáveis por levar a música aos ouvintes e ajudar a difundir novos artistas. Entre os mais famosos da época estavam Sérgio Reis, que apresentava o programa Sérgio Reis e Convidados, na Rádio Globo, que tocava música sertaneja e contava com a participação de grandes artistas do gênero. Bem como Eli Corrêa, que apresentava o programa Eli Corrêa Show, na Rádio Capital, e tocava música popular brasileira e internacional e contava com a participação de ouvintes. Luiz Carlos Jr., que apresentava o programa Luiz Carlos Jr. Show, na Rádio Jornal do Brasil, que tocava música pop e rock nacional e internacional. E Paulo Barbosa, que apresentava o programa A Voz do Brasil, na Rádio Globo, que tocava música popular brasileira e contava com entrevistas e performances ao vivo de artistas convidados.
Conclusão
Em suma, os anos 80 e 90 foram marcados por uma era de mudanças e diversidade na música no rádio brasileiro. Os artistas mais populares da época, juntamente com os programas de rádio e radialistas famosos, criaram uma conexão emocional com os ouvintes. Ainda mais, as mudanças tecnológicas e a evolução dos hábitos de consumo de música tenham mudado, os clássicos das rádios dos anos 80 e 90 ainda são lembrados com carinho por muitos brasileiros. O rádio desempenhou um papel fundamental em torná-los tão populares.
Cristiano Stuani
Veja mais:
A música no rádio no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980: uma era de mudanças e diversidade
Mais de duzentos radialistas já foram homenageados com o Prêmio APCA desde 1980